quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Doula


A doula é uma assistente sem titulação oficial que proporciona informação, apoio físico e emocional às mulheres durante a gravidez, o parto e o pós-parto.

"Doulas" não podem ser consideradas parteiras pois não realizam procedimentos médicos como auscuta fetal, medição de pressão e exame de toque do colo uterino. Sua função intraparto é de dar apoio físico e emocional à mulher em trabalho de parto. Durante a gestação fornecem informações baseadas em evidências científicas para evitar cesáreas indesejadas/ desnecessárias, proporcionar uma experiência positiva de parto, maior formação de vínculo mãe/bebê. São figuras importantes na retomada do parto fisiológico, natural, humanizado.

Desde os primórdios da humanidade foi se acumulando um conhecimento empírico, fruto da experiência de milhares de mulheres auxiliando outras mulheres na hora do nascimento de seus filhos. Com a hospitalização do parto nas últimas décadas, as mulheres desenraizadas e isoladas perderam esse apoio psico-social. Como parte do processo de integração dos conhecimentos tradicionais milenares acumulados pela experiência humana com os progressos científicos contemporâneos, vem surgindo, no frio cenário do parto hospitalar, a figura da doula.

A palavra grega doula, vem sendo utilizada a partir das pesquisas de Marshall H. Klaus e John H. Kennel no inicio da década de 90 para designar aquelas mulheres capacitadas para brindar apoio continuado a outras mulheres, (e aos seus companheiros e/ou outros familiares) proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus filhos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde de vários paises entre eles o Brasil (portaria 28 de maio de 2003) reconhecem hoje após uma década de pesquisas cientificas a enorme contribuição da presença da doula nesse momento tão significativo e de tão profundas repercussões futuras. Tem se demonstrado que o parto evolui com maior tranqüilidade, rapidez e com menos dor e complicações tanto maternas como fetais. Torna-se uma experiência gratificante, fortalecedora e favorecedora da vinculação mãe-bebê. As vantagens também ocorrem para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de maior qualidade, tem uma significativa redução nos custos dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internação das mães e dos bebês.

Na América do Norte, por exemplo, estima-se que existam atualmente de 10.000 a 12.000 doulas. No Brasil, a demanda de mulheres e instituições que solicitam esse serviço, ainda que bem menor, também vem crescendo significativamente. Mais de 100 doulas atuam no atendimento individual à mulher (particular, acompanhando partos em casa, casa de parto e maternidades) e outras tantas como voluntárias em hospitais do SUS.

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Doula

Balneoterapia


Balneação líquida (imersão do corpo em água minero-medicinal, quente ou fria), Balneação gasosa (exposição ao ar livre ao vapor), e Balneação por irradiação (exposição aos raios solares) são o conjunto de atividades que engloba a Balneoterapia.

As águas minero-medicinais são aquelas que emergem do solo e por suas especiais características como composição química, efeitos biológicos e farmacodinâmicos, são consideradas agentes terapêuticos. Empírica, de início, a prática também conhecida por termalismo, atualmente é reconhecida no campo experimental e científico.

Na Europa, desde a Antiguidade se recorre aos banhos como método terapêutico natural. Desde o ínicio do século XX há a retomada destas práticas e inúmeras pesquisas científicas são realizadas nas estações termais permitindo melhor conhecimento acerca do valor terapêutico e composição das fontes, precisar suas indicações e aperfeiçoar as múltiplas aplicações de tratamento.

Nos centro balneários, convencionalmente, se utilizam as águas mineirais, lamas e argilas. Estes estabelecimentos de saúde oferecem diversos tipos de tratamentos: cura hidropínica (ingestão das águas), cura atmiática (inalação e tratamentos respiratórios), hidroterapia (banhos, duchas, jatos, imersões, flutuação, etc), geoterapia (aplicações das lamas e argilas).

É importante saber distinguir entre Hidrología Médica e Hidroterapia. A primeira refere-se ao ramo da medicina responsável pelo estudo das características essenciais e aplições que posuem as águas minero-medicinais. Enquanto a hidroterapia se ocupa das aplicações a nível tópico das águas potáveis com fins terapêuticos. As semelhas destas práticas são a utilização da água como agente terapeutico e algumas técnicas de banhos, duchas e jatos.

Cada balneário é único em relação à temperatura e composição mineral de suas águas e, por isso, têm indicações específicas dependem do tipo de solo, rochas e gases presentes em seu ponto de emersão. No geral são indicadas para problemas articulares, dores e atrofias musculares. Os tratamentos que empregam as águas minerais também são extremamente importantes para reabilitação após traumas, fraturas e cirurgias. Além disso, os elementos químicos presentes nestas águas auxiliam na cura de processos inflamatórios crônicos e muitos tipos de dermatites.

Portanto, um tratamento complementar ou preventivo de doenças, a Balneoterapia fortalece o organismo, gerando resistência e menor receptividade a agentes patogênicos.

Florais de Bach


O Dr. Edward Bach, um médico inglês, depois de atuar como bacteriologista num hospital de Londres e de obter êxito profissional com suas vacinas orais, entrou em contato com a Teoria Homeopática, o que resultou em seu primeiro, e muito famoso, trabalho dentro da sociedade homeopática: Os sete nosódios de Bach”.

Influenciado pela homeopatia, prossegue suas investigações, porém, utilizando plantas. Convencido de que deveria buscar mais remédios, abandonou seu laboratório e resolveu morar em Gales, na Grã–Bretanha. Lá descobriu que tinha uma sensibilidade tal que lhe permitia sentir as vibrações transmitidas pelas flores apenas tocando-as ou colocando na boca as gotas que o orvalho deixava sobre elas. Ao mesmo tempo constatou que, enquanto algumas flores eram capazes de provocar sentimentos negativos, outras tinham a propriedade de transformá-los. Entre os anos 1930 e 1934, o Dr. Bach identificou 38 flores e escreveu os fundamentos da sua nova medicina que poderia ser praticada por pessoas comuns.

As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos por via oral, usados para tratar questões de bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. Elas agem devido às energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água, têm uma natureza vibracional, são altamente diluídas, sob um ponto de vista físico, porém contém um poder sutil enquanto substâncias potencializadas, pois incorporam os padrões energéticos específicos de cada flor. Atuam através dos vários campos de energia humanos, os quais por sua vez influenciam o bem-estar mental, emocional e físico.

Não contém moléculas das substâncias medicinais específicas extraídas das flores e nem princípio ativo farmacológico. Em vez disso, as essências florais são preparadas a partir de flores frescas, ainda úmidas de orvalho, que colocadas num recipiente de vidro transparente cheio de água de fonte nas primeiras horas da manhã e são deixados sob a luz do sol por várias horas. A energia da luz do sol transfere por ressonância o próprio padrão de energia da flor – diretamente para a água. Acrescenta-se um conservante (conhaque, álcool de cereais ou vinagre de maçã) à água na proporção de um para um (para a conservação). O líquido obtido é chamado de “essência mãe”.

A maioria das essências florais parece funcionar menos sobre o corpo físico e mais no nível da anatomia sutil humana.

Quando as pessoas se fixam numa determinada maneira de reagir emocionalmente ao mundo em torno delas, isto acontece porque seus corpos emocionais magnéticos também estavam fixados em padrões de energia dos nossos corpos; então, as perturbações emocionais poderiam acabar produzindo doenças físicas através da conexão energética sutil entre as dimensões física e espiritual. Os terapeutas modernos que utilizam as essências florais acreditam que estas possuem a capacidade de reequilibrar vibracionalmente perturbações nos corpos sutis, de modo a criar uma melhor saúde física e psicológica.

FONTES: KAMINSKI e KATZ, 2003 e GERBER, 2000.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Talassoterapia


A talassoterapia é um tratamento terapêutico milenar que se baseia na utilização dos elementos marinhos (clima, água salgada, algas, lodos) regular ou ocasional e com finalidade preventiva e terapêutica.

A virtude terapêutica dos componentes marinhos deve-se a riqueza das substâncias químicas que os constituem: cloreto de sódio, cloreto de magnésio, sulfato de magnésio, sulfato cálcio, cloreto de potássio, carbonato de cálcio, brometo de magnésio, cloreto de rubídio, sílica, metafosfato de cálcio, bicarbonato de ferro, enxofre e fósforo.
 
Estes sais, dissociados na água do mar em forma de íons (átomos carregados de eletricidade negativa) após passarem através da pele por osmose, são transportados via sanguínea até órgãos e tecidos, efetuando uma remineralização e exercendo efeito sobre grandes mecanismos reguladores do organismo.

O tratamento marinho estimula o metabolismo, facilita a assimilação de nutrientes e  a eliminação de resíduos, agindo como desintoxicante. Seus efeitos fisiológicos são tônicos, estimulantes e reconstituíntes.
 
As sessões podem ser realizadas na praia (preferencialmente), aproventando elementos do clima marítimo, mas também em consultórios e estabelecimentos especializados com aplicação de ativos marinhos.

Os tratamentos dirigem-se especialmente à pessoas que sofrem de tuberculose, crianças com retardos de crescimento, indivíduos raquíticos e convalescentes de doenças graves e prolongadas. Eficaz para tratamento de sequelas de traumatismos, intervenções cirúrgicas e afecções ortopédicas e reumáticas crônicas.

Entretanto, o tratamento comporta algumas restrições. É contra-indicada para os que sofrem de doenças cardíacas, renais ou hepáticas graves e flebite. Dessa maneira, não se deve submeter a sessões de Talassoterapia sem a devida supervisão médica.


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hidroterapia

Termo que engloba todas as terapias que empregam a água com fins terapeuticos.

Utilizando-se da grande capacidade em armazenar e transmitir estímulos térmicos (frio e calor), as aplicações de água, de forma local ou geral, provocam uma série de respostas em nosso organismo que podem ser aproveitadas para o tratamento e/ou prevenção de desequilibrios.

Todo estímulo térmico sobre a pele provoca uma resposta local sob a circulação sanguínea e, por via reflexa, através do sistema nervoso, uma resposta mais profunda múscular, víceral e mental.

A Hidroterapia é recomendada em todas as fases da vida, favorecendo crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos.

Suas principais indicações são condições de stress, desequilíbrios ortopédicos (desvios posturais, dores de coluna, traumas esportivos), reumatológicos (artrite), neurológicos (traumatismos, neuropatias, distrofias musculares, paralisia cerebral), respitórios e cardiovasculares.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aromaterapia

É um conjunto de formas terapêuticas que se valem dos princípios de óleos essenciais (OE) puros, obtidos, principalmente, pela destilação de plantas aromáticas.

Os óleos essenciais são substâncias voláteis e altamente concentradas com diversas indicações terapêuticas. Cada óleo essencial oferece diferentes propriedades de acordo com as substâncias químicas presentes: anti-séptica, analgésica, expectorante, relaxante, estimulante, entre outras.

Através do olfato, as moléculas dos OEs são assimiladas pelo sistema límbico (área cerebral onde se processam informações de olfato e também área onde registram-se as emoções). Este sistema está relacionado intimamente ao hipotálamo, região central do cérebro que coordena, através dos hormônios, estímulos à todo o organismo.

A Aromaterapia atua na prevenção e no tratamento de doenças, atingindo os níveis físico, emocional e mental. As aplicações são realizadas por via olfativa, pela difusão, inalação e vaporização e, através da pele, por meio de massagens, banhos, escalda-pés, compressas e cremes.

Naturologia

Com o objetivo de resgatar o conhecimento das terapias naturais e estabelecê-lo no meio acadêmico e profissional foram criados os cursos de Graduação em Naturologia e Naturologia Aplicada.

A Naturologia compreende o estudo, divulgação e aplicação de terapias tradicionais e modernas que empregam recursos naturais como fonte de saúde e equilíbrio.

Apoiada em sistemas milenares de saúde como a Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda (Medicina Indiana) e também em correntes como Antroposofia, Psicossomática e Psiconeuroimunologia, a Naturologia tem seu principal foco na prevenção de agravos e na promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em um modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo. Envolve abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e desenvolvimento da saúde por meio de práticas eficazes e seguras.

A escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade são características compartilhadas pelas diversas abordagens deste vasto campo, assim como a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do auto-cuidado.

O Naturólogo é profissional capacitado a aplicar estes recursos e técnicas. Por meio de uma abrangente avaliação é traçado um plano terapêutico personalizado, respeitando a individualidade e singularidade de cada um.

Terapias Naturais Complementares

Com o crescente interesse mundial em saúde e qualidade de vida, as TERAPIAS NATURAIS COMPLEMENTARES tem se destacado por promover bem-estar de forma integral.

Também conhecidas popularmente como terapias holísticas e denominadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) de Medicina Complementar Alternativa (MCA), estas práticas consideram o ser humano multidimensional, ou seja, além do nível físico, níveis mais sutis como o emocional, mental, e inclusive energético estão interligados e influenciam nossa saúde.

As terapias naturais são empregadas com objetivo de promover saúde, equilíbrio, auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal.
Por meio deste Blog pretendo informar sobre as principais abordagens terapêuticas neste contexto, a fim de promover uma divulgação consistente destas práticas e contribuir para o fortalecimento de uma nova profissão na área da saúde, a Naturologia.