quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Ayurveda, a Ciência da Vida


O legado cultural e histórico da Índia é incontestável. As tradições deste vasto subcontinente, anterior a dos Antigos Egípcios, e seu patrimônio arquitetônico são difíceis de comparar.

Traduzido do Sânscrito, linguagem ancestral da Índia, Ayurveda é a “Ciência da Vida” (ayur significa vida, enquanto veda conhecimento) e é considerado o mais antigo sistema de cura do mundo. Permanece sendo o principal sistema médico adotado na Índia, Sri Lanka e Nepal.

Aqueles que praticam esta filosofia de auto-cura entendem-na como uma escolha de vida a longo prazo, com benefícios colhidos apenas quando seus princípios são seguidos em todos os seus aspectos.

Ao longo dos últimos anos, graças aos ensinamentos do guru do estilo de vida holístico Deepak Chopra e pela crescente adoção de suas práticas por cada vez mais adeptos no Ocidente, os segredos desta disciplina ancestral (especialmente no que se refere a rejuvenescimento e longevidade) estabeleceu-se no mundo inteiro.

Perspectiva cultural

A lenda diz que há mais de três milênios atrás, 52 rishis (velhos sábios e líderes religiosos da Antiga Índia) deixaram suas aldeias e reuniram-se nas alturas do Himalaia em busca de iluminação. Incomodados com os problemas de seu povo e a disseminação de doenças, eles procuravam aprender com Brahma, o Deus criador, como erradicar as doença e sofrimentos do mundo. Enquanto meditavam eles foram tocados por inspirações divinas e reuniram seus pensamentos em uma série de textos védicos (coleção de livros sânscritos escritos em epopéias e cantos que são hoje reverenciados como a base original do conhecimento Hindu). Estes volumes revelam um sistema de cura integrante da filosofia hindu no qual o paradigma básico da prática do ayurveda se baseia.

De acordo com a crença do Ayurveda, tudo era “um” no princípio, quando o primeiro som, om, foi ouvido. Esta vibração resultou na criação dos cinco elementos – ar, éter (ou espaço), fogo, água e terra – dos quais tudo que existe no Universo é feito.

No coração da filosofia Ayurvédica está o conceito de que nossos corpos são um microcosmo do Universo com três forças regentes: vata (ar), pitta (fogo) e kapha (terra). Estas forças são chamadas de doshas e, assim como cada um de nós tem uma fisionomia e impressão digital única, também temos um padrão energético único que correspondem a estes três doshas, uma combinação de características físicas, mentais e emocionais que é nossa constituição inerente. Atingir equilíbrio e harmonia entre os doshas é o objetivo das terapias e fundamento da saúde e bem-estar deste sistema de cura.

Entretanto, diagnosticar/determinar um dosha não é tão simples quanto possa parecer (esqueça os testes de revistas!). Mesmo que um deles seja dominante, a Ayurveda acredita que todos os indivíduos possuem os três (vata, pitta e kapha) em certas proporções.

Dizemos que alguém esta saudável quando os três doshas estão equilibrados. A quantidade apropriada de vata promove criatividade e flexibilidade, Pitta gera entendimento e habilidade analítica, enquanto kapha engendra estabilidade, afeição e generosidade. O desequilíbrio dos doshas é responsável por interromper o fluxo de prana, a força vital que adquirimos através da alimentação e respiração e impedir agni, o fogo que provém energia para a digestão, processos metabólicos, imunidade e processos mentais e emocionais. A chave da Ayurveda é tratar o corpo, mente e espírito como uma entidade unificada para manter a saúde, equilíbrio e harmonia.

Uma consulta Ayurvédica começa a partir do momento em que você entra pela porta do consultório, com a observação, pelo terapeuta, de seu andar e aspecto geral. Questionamentos e palpação permitem ao profissional determinar o tipo de dosha e natureza do desequilíbrio apresentado. Ao contrário das diagnoses ocidentais que atentam a identificar a doença através dos principais sintomas, o sistema Ayurvédico tem uma abordagem totalmente individualizada e holística. O exame do pulso, olhos, língua e aparência global é incompleto se não for ponderado o bem-estar emocional e espiritual do cliente.

A tarefa do praticante de Ayurveda é re-equilibrar, balancear corpo, mente e espírito de acordo com o padrão único de cada pessoa, para que esta possa retomar a harmonia com o Universo. As terapias são comumente divididas entre curativas ou preventivas, todas seguindo a filosofia de auto-cura e auto-cuidado que são partes fundamentais do Ayurveda. Um típico tratamento pode incluir uma série de diferentes tipos de massagens, terapias com óleos, dieta vegetariana, consumo de ervas tônicas e rotina diária de práticas de Yoga e Meditação. Para aqueles que possuem boa saúde, medidas preventivas que revitalizem e protejam o corpo podem ser indicadas.

Acompanhe o blog e descubra terapias e tratamentos ayurvédicos nas próximas postagens!