segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Dia Estadual da Doula


Foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 08/10/2011 (nº 192, Seção I, pág. 1), a Lei Nº 14.586, de 07 de Outubro de 2011 que institui o "Dia Estadual da Doula".

Com base no Projeto de Lei nº 344/11, da Deputada Ana Perugini, o Governador do Estado de São Paulo decreta a lei instituindo o "Dia Estadual da Doula", a ser comemorado, anualmente, em 18 de dezembro.

Segundo publicação da Assessoria Técnico-Legislativa, aos 7 de outubro de 2011, os objetivos do "Dia Estadual da Doula" são:


I - Estimular ações informativas visando à conscientização da importância das doulas;

II - Promover debates e outros eventos sobre a importância das doulas na gestação.



Parabéns à todas as doulas pela conquista!

domingo, 9 de outubro de 2011

Semana Internacional de Babywearing


Nesta semana, de 10 a 16 de Outubro de 2011, organizações sem fins lucrativos em todo o mundo unem-se para celebrar a terceira edição da Semana Internacional de Babywearing.


A Semana Internacional de Babywearing é uma oportunidade chamar a atenção do mundo sobre "vestir o bebê", um termo proposto pelo pediatra e autor Dr. William Sears e sua esposa Martha Sears.

Babywearing significa, simplesmente, carregar um bebê ou criança pequena em seu corpo usando um carregador de bebê de pano. As diversas formas de babywearing permitem, não somente, que os pais tenham as mãos livres enquanto carregam seus filhos, mas também demonstram os inúmeros benefícios desta prática para as crianças.
 
Um estudo publicado na revista Pediatrics, em 1986, descobriu que bebês de seis semanas, carregados, pelo menos, três horas por dia em um carregador de tecido macio choraram 43% menos, em geral, que outros bebês e 51% menos nas primeiras horas da noite. Outro estudo, publicado na revista Child Development, em 1990, descobriu que mães que ganharam carregadores de pano ao nascimento foram mais sensíveis aos seus bebês e tiveram bebês mais seguros do que as mães que receberam assentos infantis de plástico.

“A Semana Internacional de Babywearing é uma grande oportunidade para trazer a consciência sobre os benefícios de babywearing, e para celebrar a diversidade, traz formas e lugares que você pode explorar seguramente com seu filho em contato com seu corpo", explicou Ann Marie Rodgerson, presidente da International Babywearing Inc., a organização que iniciou a celebração de uma semana de duração.

O tema deste ano é "Um Mundo de Possibilidades"- que é o que a prática do babywearing abre para os bebês e seus pais. Ocidental e moderna, a prática assume diversas maneiras tradicionais de carregar bebês em todo o mundo, seja em um sling de argola, wrap sling de tecido ou um carregador mais estruturado, o babywearing permite que as famílias tomem os lugares onde carrinhos de bebês não podem ir.

As crianças têm a oportunidade de explorar o mundo de forma mais ampla do que suas pernas poderiam ir sozinhas e os pais que usam seus bebês durante suas tarefas diárias podem, facilmente, manter suas tarefas cotidianas enquanto cuidam de seus filhos.

Vestir seu bebê em sua frente ou atrás, com segurança e sucesso pode ser um desafio para nós que nos afastamos do conhecimento tradicional de babywearing. Por isso, aqueles que querem aprender esta habilidade podem procurar a ajuda de babywearers experientes como Pais, Educadores, Doulas ou em grupos babywearing em todo o mundo.

Um Mundo de Possibilidades é um tema proposto em todo o mundo para celebrar, promover e defender os benefícios do babywearing seguro.

A Babywearing International Inc. é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2007, a fim promover babywearing e apoio voluntário de grupos sem fins lucrativos. A missão da organização é promover babywearing como uma prática universalmente aceita, com benefícios tanto para a criança quanto para o cuidador, por meio da educação e apoio. Para mais informações visite os websites www.babywearinginternational.org e http://www.babywearingweek.org/

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz



Entre os dias 18 e 20 de Outubro, a Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal realizará a 4ª edição da Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz.

O tema oficial, de grande relevância para nós, é “A Mulher Grávida, o Bebê e a Primeira Infância na construção da Saúde Mental”. O evento pretende contemplar o período da gestação, sobretudo sob os aspectos psicológicos aos quais as mães estão sujeitas, e o desenvolvimento do bebê em todo o período da primeira infância sob o entendimento de que, assim como não podemos dispensar cuidados específicos de sobrevivência, não podemos perder de vista a importância da etapa de desenvolvimento do cérebro humano em construção.

A Embaixada da França será parceira neste grande evento, trazendo renomados especialistas desta área.

A professora Monique Bydlowski, psiquiatra, psicanalista, diretora de pesquisa no Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisas Médicas – INSERM – França, fará uma apresentação abordando os aspectos psicológicos ligados à mulher grávida e aos primeiros meses do pós parto.

Em relação aos cuidados com o bebê, quem fala é a brasileira Jaqueline Wendland, que trará suas experiência de quase 20 anos de trabalho na área de prevenção e intervenção precoce na Unité Petite Enfance Vivaldi, ligada ao Hospital Pitié - Salpêtrière, em Paris.

Conteúdo imperdível e imensa satisfação em temas como este sendo apresentados no Senado Federal!
 
Clique aqui para informações precisas.