quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Reflexologia e Cólica Infantil


Tema do livro escrito por Anna-Kaarina Lind, fundadora do Centro de Terapias Naturais Medika Nova, localizado na cidade de Tampere, Finlândia que, desde 1987, dedica-se ao desenvolvimento da Reflexologia no país. Ela publicou seu primeiro livro sobre Reflexologia em 2002 e, em 2009, o guia “Reflexology and Infantile Colic”, resultado de uma experiência de mais de vinte anos pesquisando e tratando, com sucesso, bebês com cólicas.

A Reflexologia é um método terapêutico ancestral praticada por vários povos. É um modo seguro, suave, eficaz e fácil de tratar diversas queixas e vem conquistando cada vez mais adeptos. No Ocidente tornou-se conhecida, principalmente, após trabalhos do americano William Fitzgerald, reconhecido como pioneiro da chamada Teoria das Zonas, base moderna da Reflexologia. Para os bebês, é eficaz no alívio de cólicas, combatendo as dores e ajudando-os a relaxar. É ao mesmo tempo uma ótima maneira de criar vínculo com o bebê, já que o toque é essencial para seu desenvolvimento, proporcionando senso de segurança e nutrição de seu corpo, mente e alma. Representa, ainda, uma alternativa natural, livre de drogas, em um mundo repleto de soluções químicas.


A importância do toque é completamente subestimada na sociedade moderna. Todos os mamíferos se tocam, e todos os primatas o fazem de maneira comunicativa. O tato está relacionado com a pele (sensores nervosos estendem-se por toda a epiderme), a qual se origina da mesma parte embrionária que o cérebro e as membranas dos órgãos internos. Esta profunda relação aponta para a relevância de se acariciar bebês para estimulá-los.

Contudo, é necessário o esclarecimento das diferenças entre a Massagem e a Reflexologia aplicadas em bebês, já que muitas vezes são confundidas. A massagem completa, suave e firme é uma forma maravilhosa de laço afetivo entre mãe e bebê, especialmente quando não há nenhum problema específico. A Reflexologia, em contrapartida, é um tratamento aplicado deliberadamente em pontos reflexos correspondentes a problemas de saúde verificados. No tratamento de bebês com cólicas são trabalhadas as áreas relacionadas ao sistema digestivo, pescoço e costas.

O plano de tratamento é desenvolvido após entrevista com a mãe e avaliação inicial do bebê. Em seguida, estabelecem-se as bases do tratamento, número e freqüência de sessões. O tratamento geralmente é mais intenso no início, espaçando-se as sessões conforme as respostas do organismo. Cada sessão dura em média 40 minutos.

Qualquer bebê pode ser tratado reflexologicamente logo após o nascimento, ou seja, não é necessário que se espere por sinais de cólica. Um momento para uma massagem reflexológica pode ser integrada à rotina diária da família, por isso o terapeuta tem papel importante em ensinar aos pais como massagear seus filhos de maneira eficaz.

O excelente guia de Anna-Kaarina contém um passo-a-passo fotografado e ilustrado, com instruções claras e obejetivas, além de um capítulo dedicado à Nutrição Vital de Mãe e Bebê, escrito por Maarit Enne, destacando a importância da alimentação equilibrada para manutenção da saúde do bebê e prevenção de cólicas.

2 comentários:

  1. oi raquel,

    minha filha tem 1 mês e meio e tem sofrido muito com cólicas, perdendo momentos de sono e passando os dias com dores que a deixam agitada e cansada. Você poderia me dar algumas dicas de como aplicar a reflexologia nela?
    grata

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    A reflexologia é uma técnica bem pratica, com uma sequência vasta de movimentos que precisaria ser demonstrada. De qualquer maneira posso te dar algumas dicas importantes em relação a cólica infantil.

    - O principal é assegurar-se de uma alimentação equibilibrada (evitando açúcares, cafeína e outros produtos industrializados), já que a única fonte de alimentação do bebê é provida por você.

    - Em um momento tranquilo (nunca durante as crises de cólica), em um ambiente em que não serão interrompidas sente-se confortavelmente com sua bebê e massageie suavemente sua barriga, próximo ao umbigo, em movimentos circulares no sentido horário.

    É importante que procure um profissional certificado na área para que tenha o atendimento adequado e possa aplicar a sequência completa em sua filhinha!

    Obrigada pelo comentário e espero que continue acompanhando o blog!

    ResponderExcluir