terça-feira, 10 de agosto de 2010

Dores nas costas durante a gestação


Quase todas as mulheres sofrem de dores nas costas durante algum momento da gravidez. Cada corpo é único: enquanto algumas gestantes sentem dores intensas, outras podem sentir leves desconfortos.

As dores nas costas logo no início da gestação são relacionadas à deslocação do centro de gravidade do corpo da mulher e às transformações hormonais que acontecem neste período. Durante a gravidez, os hormônios prepararam o corpo para o parto através do afrouxamento dos ligamentos que unem os ossos da pelve e da coluna. Muitas mulheres sentem dor nas costas nas em pé, em flexão ou até mesmo deitadas. O aumento do útero também enfraquece os músculos abdominais, alterando a postura e exercendo pressão sobre as costas.

Muitas mulheres sentem dores agudas em toda a extensão da coluna, na região lombar, além de sua irradiação para pernas e nádegas. Esta dor intensa freqüentemente é resultado da pressão da cabeça do bebê sobre os ossos pélvicos e nervos, o que pode causar sensação de pernas fracas ou adormecidas.

Tratamento
Existem várias maneiras de aliviar algumas das dores nas costas durante a gravidez. Descansar em um banho morno de imersão ajuda a relaxar toda a parte posterior do corpo dolorida. É importante ressaltar que a temperatura da água não deve ultrapassar 38°C, podendo ser perigoso. Aplicar compressas frias diretamente nas áreas afetadas é uma pratica segura e também pode ajudar a diminuir as dores.

Prevenção
Naturalmente, o ideal seria evitar que as dores nas costas acontececem. Embora não haja garantias, algumas medidas simples podem evitar o agravamento deste desconforto tão comum durante a gravidez:

• Exercícios: Começar um programa de exercícios personalizado no início da gravidez ajuda a fortalecer e alongar os músculos das costas e pernas. Confira os exercíos mais adequados no post sobre Atividade Física durante a gestação.

Postura: Manter a coluna ereta. Quando sentada por longos períodos, a mulher pode fazer o exercício de esforçar-se para manter os pés ligeiramente levantados do chão, além de realizar pausas freqüentes para levantar-se e caminhar, alongando os músculos e ligamentos e aliviando as dores nas costas.

Calçados adequados: Para a maioria das mulheres grávidas, sapatos confortáveis são os baixos. O salto alto não é recomendado, principalmente quando se pretende evitar dores nas costas desnecessárias.

 Flexão dos joelhos: Ao levantar e ao carregar objetos os joelhos devem ser flexionados e não a cintura. Isso ajudará a prevenir lesões.

Medidas de conforto
Entre outras modalidades que se pode usar para ajudar a aliviar dor nas costas durante a gravidez, destacam-se as cintas e almofadas anatômicas, desenvolvidas especialmente para gestantes.

Durante o dia, as cintas oferecem apoio para a marcha, acrescentando o apoio adicional necessário para o conforto da coluna e, à noite, uma almofada anatômica fornece suporte para todo o corpo.
.
Uma boa almofada para a gravidez deve apoiar a cabeça, pescoço, ombros, abdômen e pernas. A posição de lado é mais indicada e pode ser mais confortável e adaptada colocando-se o travesseiro entre as pernas. Estes incríveis travesseirões também ajudam a acomodar a barriga crescente e revelam-se úteis e efetivos também para o pós-parto, portanto, valem o investimento!

Quanto às cintas de sustentação, deve escolher um modelo específico para gestantes, sempre de acordo com as recomendações do médico. Ela manterá o suporte do abdômen na postura, evitando assim dores nas costas durante a gravidez. As cintas também podem abrandar desconfortos associados com varizes, já que ao manter abdômen e útero melhor posicionados, diminui a pressão em algumas veias abdominais.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Florais Finlandeses


O maravilhoso trabalho do Dr. Edward Bach lançou a base para o desenvolvimento das terapias florais em todo o mundo. Com a ajuda de seu trabalho, milhões de pessoas já foram capazes de melhorar seus humores, estados emocionais e bem-estar geral. Os finlandeses também foram inspirados a explorar o efeito harmonizador das plantas de sua própria natureza, tornando-os disponível para todos.

Desde 1983 o poder curador das plantas finlandesas vem sendo pesquisados na Finlândia por vários terapeutas florais. A cooperação entre um grupo de pesquisadores e a equipe de desenvolvimento de produtos da Frantsila Organic Herb Farm (fazenda de produção orgânica de plantas, localizada 40 km a noroeste de Tampere) resultou na seleção das 24 flores para o tratamento floral, adequados ao povo finlandês e à natureza fundamental de seus problemas típicos.

Os florais são preparados de acordo com as instruções do Dr. Edward Bach, utilizando a floração de plantas selvagens finlandesas.

Cada flor possui o seu próprio e específico efeito. Os remédios florais agem no nível psíquico (emocional e mental) e, geralmente, geram um efeito equilibrador, fortificando estados emocionais positivos.

Os florais podem ser utilizados em conjunto com outras terapias, tratamentos ou medicações. São seguros e apresentam nenhuma contra-indicação.

Após ler sobre a descrição de cada flor, se escolhe as que mais se adequam ao estado emocional vivenciado. Deve-se preferir utilizar poucas essências por vez de acordo com um dos seguintes métodos:

Método 1: Adicionar 2 gotas do stock (concentrado) de cada remédio escolhido à um frasco de dosagem de 30ml contendo água mineral pura e 1 - 2 colheres de conhaque (para conservação). Desde novo frasco aplique 2 - 4 gotas, de 2 - 4 vezes por dia debaixo da língua ou misture com um pouco de água. Continue o tratamento por algumas semanas ou até que os sintomas desapareçam. Reduza a dosagem se achar que os efeitos estão sendo muito fortes. Para crianças, deve-se considerar metade da medida.

Método 2: Adicionar 1-2 gotas do stock à um copo com água e bebê-la com freqüência durante o dia.

Uso externo: Os remédios florais podem ser utilizados externamente, como, por exemplo, em um banho, adicionando 1-2 gotas do stock. Os florais também podem ser administrados diretamente sobre a pele.

Seja qual for a maneira com que se tome os florais da Finlândia, seus desenvolvedores sugerem que se mantenha afirmações positivas que estimulem a mente subconsciente, mantendo os objetivos do tratamento sempre em mente.