sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aromaterapia

É um conjunto de formas terapêuticas que se valem dos princípios de óleos essenciais (OE) puros, obtidos, principalmente, pela destilação de plantas aromáticas.

Os óleos essenciais são substâncias voláteis e altamente concentradas com diversas indicações terapêuticas. Cada óleo essencial oferece diferentes propriedades de acordo com as substâncias químicas presentes: anti-séptica, analgésica, expectorante, relaxante, estimulante, entre outras.

Através do olfato, as moléculas dos OEs são assimiladas pelo sistema límbico (área cerebral onde se processam informações de olfato e também área onde registram-se as emoções). Este sistema está relacionado intimamente ao hipotálamo, região central do cérebro que coordena, através dos hormônios, estímulos à todo o organismo.

A Aromaterapia atua na prevenção e no tratamento de doenças, atingindo os níveis físico, emocional e mental. As aplicações são realizadas por via olfativa, pela difusão, inalação e vaporização e, através da pele, por meio de massagens, banhos, escalda-pés, compressas e cremes.