sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Naturologia

Com o objetivo de resgatar o conhecimento das terapias naturais e estabelecê-lo no meio acadêmico e profissional foram criados os cursos de Graduação em Naturologia e Naturologia Aplicada.

A Naturologia compreende o estudo, divulgação e aplicação de terapias tradicionais e modernas que empregam recursos naturais como fonte de saúde e equilíbrio.

Apoiada em sistemas milenares de saúde como a Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda (Medicina Indiana) e também em correntes como Antroposofia, Psicossomática e Psiconeuroimunologia, a Naturologia tem seu principal foco na prevenção de agravos e na promoção, manutenção e recuperação da saúde baseada em um modelo de atenção humanizada e centrada na integralidade do indivíduo. Envolve abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e desenvolvimento da saúde por meio de práticas eficazes e seguras.

A escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade são características compartilhadas pelas diversas abordagens deste vasto campo, assim como a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do auto-cuidado.

O Naturólogo é profissional capacitado a aplicar estes recursos e técnicas. Por meio de uma abrangente avaliação é traçado um plano terapêutico personalizado, respeitando a individualidade e singularidade de cada um.