quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Balneoterapia


Balneação líquida (imersão do corpo em água minero-medicinal, quente ou fria), Balneação gasosa (exposição ao ar livre ao vapor), e Balneação por irradiação (exposição aos raios solares) são o conjunto de atividades que engloba a Balneoterapia.

As águas minero-medicinais são aquelas que emergem do solo e por suas especiais características como composição química, efeitos biológicos e farmacodinâmicos, são consideradas agentes terapêuticos. Empírica, de início, a prática também conhecida por termalismo, atualmente é reconhecida no campo experimental e científico.

Na Europa, desde a Antiguidade se recorre aos banhos como método terapêutico natural. Desde o ínicio do século XX há a retomada destas práticas e inúmeras pesquisas científicas são realizadas nas estações termais permitindo melhor conhecimento acerca do valor terapêutico e composição das fontes, precisar suas indicações e aperfeiçoar as múltiplas aplicações de tratamento.

Nos centro balneários, convencionalmente, se utilizam as águas mineirais, lamas e argilas. Estes estabelecimentos de saúde oferecem diversos tipos de tratamentos: cura hidropínica (ingestão das águas), cura atmiática (inalação e tratamentos respiratórios), hidroterapia (banhos, duchas, jatos, imersões, flutuação, etc), geoterapia (aplicações das lamas e argilas).

É importante saber distinguir entre Hidrología Médica e Hidroterapia. A primeira refere-se ao ramo da medicina responsável pelo estudo das características essenciais e aplições que posuem as águas minero-medicinais. Enquanto a hidroterapia se ocupa das aplicações a nível tópico das águas potáveis com fins terapêuticos. As semelhas destas práticas são a utilização da água como agente terapeutico e algumas técnicas de banhos, duchas e jatos.

Cada balneário é único em relação à temperatura e composição mineral de suas águas e, por isso, têm indicações específicas dependem do tipo de solo, rochas e gases presentes em seu ponto de emersão. No geral são indicadas para problemas articulares, dores e atrofias musculares. Os tratamentos que empregam as águas minerais também são extremamente importantes para reabilitação após traumas, fraturas e cirurgias. Além disso, os elementos químicos presentes nestas águas auxiliam na cura de processos inflamatórios crônicos e muitos tipos de dermatites.

Portanto, um tratamento complementar ou preventivo de doenças, a Balneoterapia fortalece o organismo, gerando resistência e menor receptividade a agentes patogênicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário