quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Florais de Bach


O Dr. Edward Bach, um médico inglês, depois de atuar como bacteriologista num hospital de Londres e de obter êxito profissional com suas vacinas orais, entrou em contato com a Teoria Homeopática, o que resultou em seu primeiro, e muito famoso, trabalho dentro da sociedade homeopática: Os sete nosódios de Bach”.

Influenciado pela homeopatia, prossegue suas investigações, porém, utilizando plantas. Convencido de que deveria buscar mais remédios, abandonou seu laboratório e resolveu morar em Gales, na Grã–Bretanha. Lá descobriu que tinha uma sensibilidade tal que lhe permitia sentir as vibrações transmitidas pelas flores apenas tocando-as ou colocando na boca as gotas que o orvalho deixava sobre elas. Ao mesmo tempo constatou que, enquanto algumas flores eram capazes de provocar sentimentos negativos, outras tinham a propriedade de transformá-los. Entre os anos 1930 e 1934, o Dr. Bach identificou 38 flores e escreveu os fundamentos da sua nova medicina que poderia ser praticada por pessoas comuns.

As essências florais são extratos líquidos sutis, geralmente ingeridos por via oral, usados para tratar questões de bem-estar emocional, do desenvolvimento da alma e da saúde do corpo-mente. Elas agem devido às energias vitais provenientes da planta e contidas na matriz à base de água, têm uma natureza vibracional, são altamente diluídas, sob um ponto de vista físico, porém contém um poder sutil enquanto substâncias potencializadas, pois incorporam os padrões energéticos específicos de cada flor. Atuam através dos vários campos de energia humanos, os quais por sua vez influenciam o bem-estar mental, emocional e físico.

Não contém moléculas das substâncias medicinais específicas extraídas das flores e nem princípio ativo farmacológico. Em vez disso, as essências florais são preparadas a partir de flores frescas, ainda úmidas de orvalho, que colocadas num recipiente de vidro transparente cheio de água de fonte nas primeiras horas da manhã e são deixados sob a luz do sol por várias horas. A energia da luz do sol transfere por ressonância o próprio padrão de energia da flor – diretamente para a água. Acrescenta-se um conservante (conhaque, álcool de cereais ou vinagre de maçã) à água na proporção de um para um (para a conservação). O líquido obtido é chamado de “essência mãe”.

A maioria das essências florais parece funcionar menos sobre o corpo físico e mais no nível da anatomia sutil humana.

Quando as pessoas se fixam numa determinada maneira de reagir emocionalmente ao mundo em torno delas, isto acontece porque seus corpos emocionais magnéticos também estavam fixados em padrões de energia dos nossos corpos; então, as perturbações emocionais poderiam acabar produzindo doenças físicas através da conexão energética sutil entre as dimensões física e espiritual. Os terapeutas modernos que utilizam as essências florais acreditam que estas possuem a capacidade de reequilibrar vibracionalmente perturbações nos corpos sutis, de modo a criar uma melhor saúde física e psicológica.

FONTES: KAMINSKI e KATZ, 2003 e GERBER, 2000.