sábado, 8 de maio de 2010

Shantala

“A massagem dos bebês é uma arte tão antiga quanto profunda.
Simples, mas difícil.
Difícil por ser simples.
Como tudo o que é profundo.”
(Frèdèrick Leboyer)

Shantala é uma técnica milenar de massoterapia, originária da Índia, amplamente empregada pelas mães indianas. Esta técnica foi trazida ao Ocidente por Frèdèrick Leboyer, obstetra francês que, no ano de 1974, popularizou técnicas mais gentis de nascimento com a publicação de seu livro "Pour Une Naissance Sans Violence", publicada em português com o título “Nascer Sorrindo” (Editora Brasiliense - 1975).

Leboyer, aclamado internacionalmente como um dos mais influentes obstetras da atualidade, entou em contato com a técnica em uma viagem a Calcutá na década de 1970.

Fascinado ao ver uma jovem paraplégica que massageava e acariciava seu bebê, registrou a técnica como Shantala, nome da jovem mãe. Publicou a sequência completa fotografada em seu segundo livro “Un art traditionnel: Le massage des Enfants” de 1976, editado em Português pela editora Ground.

Seguem as principais considerações mencionadas por Leboyer em seu livro:

AMBIENTE

• A sessão de massagem deve ser realizada em um ambiente suficientemente aquecido para que o bebê não sinta frio. Em dias quentes e ensolarados encoraja-se praticar ao ar livre.
• Local tranquilo em que a mãe possa ficar à vontade com seu bebê.

MATERIAIS

• São utilizados sempre óleos vegetais naturais. Qualquer óleo de origem mineral deve ser rejeitado! Na Índia são comuns os óleos de mostarda e côco. Amêndoas e Calêndula também são excelentes para peles sensíveis como as dos bebês. O óleo deve ser mantido morno num pequeno recipiente, próximo a mãe.
• Utiliza-se também uma toalha estendida sobre as pernas.

CONDIÇÕES

• A massagem, propriamente dita, não deve ser aplicada antes que o bebê complete um mês. Antes disso deve-se tocar o bebê mais do que massageá-lo, simplesmente acariciando, roçando sua pele.
• Dar início com sessões curtas e aumentar o tempo progressivamente, mantendo a prática, pelo menos, nos quatro primeiros meses.
• A massagem pode ser feita de manhã e repetida à tarde, antes do sono.
• O bebê deve estar de estômago vazio, ou seja, a massagem não deve ser feita após a mamada.
• É fundamental que a mulher esteja sentada no chão, mas não em contato direto com o solo. Pernas esticadas, costas eretas, ombros relaxados.

CARACTERÍSTICA DOS MOVIMENTOS

• O ritmo lento e uniforme deve ser mantido do começo ao fim da massagem. É preciso ter muito tato, reunindo delicadeza e vigor no toque.

Assista breve sequência de movimentos realizadas por Shantala em seu bebê Gopal, veiculadas no You Tube pela Pró-Matrix.


Terminada a massagem, é o momento ideal para o banho, completando a sensação de profundo relaxamento. O banho não é indicado somente para retirar o excesso de óleo que tenha ficado sobre a pele: trata-se de bem-estar! A água completa o trabalho e a mãe deve preocupar-se em apenas observar e sustentar o corpo do bebê, permitindo-o flutuar. A água deve estar quente, temperatura corporal ou um pouco mais.

Além de estabelecer o vínculo afetivo e um relacionamento mais harmonioso entre mãe e filho, essa técnica auxilia no desenvolvimento da criança. Melhora a rotina do sono, promove relaxamento, beneficia os Sistemas Imunológico, Locomotor, Cardíaco, Respiratório e Digestivo (atua de forma muito eficaz na eliminação de gazes e ao desaparecimento de cólicas intestinais). Influencia e contribui para o desenvolvimento do comportamento da criança, como defende o autora Ashley Montagu no livro “Tocar, o Significado Humano da Pele” quando diz que o toque é uma necessidade comportamental básica do recém-nascido, que o permitirá desenvolver-se socialmente e manter contato com os outros.

A pele é o primeiro sentido do bebê, responsável pelo seu contato com o mundo externo e é preciso dar atenção a esta pele, nutri-la com muito amor, não com cremes.

Serem levados, embalados, acariciados, pegos, massageados constitui para os bebês, alimentos tão indispensáveis, senão mais, do que vitaminas, sais minerais e proteínas! Palavras de Leboyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário