terça-feira, 11 de maio de 2010

Watsu®

Combinação de duas palavras: water (água) e shiatsu (terapia tradicional chinesa de reequilíbrio físico e energético do corpo), foi desenvolvida em 1980 pelo professor norte-americano Harold Dull que, brilhantemente, uniu os benefícios do shiatsu aos da água aquecida.

Durante uma sessão de watsu, realizada em água a 36°C, quem recebe a técnica flutua suavemente por cerca de uma hora com o apoio do terapeuta que o balança, embala e estica, enquanto a coluna é liberada de tensões. A cabeça é mantida acima da água. Olhos fechados e ouvidos submersos.  Os ritmos cardíaco e respiratório se sobressaem gerando uma experiência de interiorização.

O Watsu® é um trabalho corporal aquático, realizado em duplas, que promove relaxamento, aumento da flexibilidade e regulação do tônus muscular, e a completa sensação de bem-estar: não somente físico, mas também mental e emocional.

Em seu livro sobre a técnica, Harold Dull afirma:

“A água aquecida é o meio físico ideal para libertar o corpo. Flutuar, respirar levemente, deixar o suave calor penetrar no corpo, dissolvendo tensões. Alongar-se delicadamente junto com o parceiro numa dança espontânea, em um fluxo contínuo de contato e unidade. Fluir para estados de relaxamento mais e mais profundos, encontrando paz e plenitude em níveis de consciência em que tensões e traumas não encontrem mais lugar”. (DULL, 1997)

Sessões de watsu ajudam a amenizar estados de estresse e ansiedade. Emoções reprimidas também podem surgir. De qualquer forma, o profissional não interromperá a sessão para perguntar sobre detalhes ou pedirá para recordar traumas do passado.
 
É uma terapia apropriada para gestantes, crianças, portadores de deficiência física e mental. Indicada ainda para disfunções musculares e articulares (sobretudo fibriomialgia e dores crônicas), dependências, fobias, entre muitas outras condições.
 
Curiosidade: O watsu é uma marca registrada por Harold Dull, por isso deve-se utilizar o símbolo ®.

Para quem quiser mais informações, os sites http://www.watsubrasil.com/ e http://www.watsu.com/ são os oficiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário