quinta-feira, 15 de julho de 2010

Akka, Deusa da Fertilidade


Akka é, tradicionalmente, o espírito feminino nas mitologias Finlandesa e Sami.

O povo Sami, também escrito Sámi, ou Saami são um dos povos indígenas do norte da Europa. Habitam a região que abrange partes do norte da Suécia, Noruega, Finlândia, Península de Kola, na Rússia, e também na zona fronteiriça entre o Centro e Sul da Suécia. Estão entre os maiores grupos étnicos indígenas na Europa.

Na mitologia Finlandesa, Akka é Deusa da Fertilidade, esposa de Ukko, Deus do Trovão. Ela poderia ser vista como o princípio feminino da natureza, a Mãe Terra a quem Ukko (relacionado a Deidades do Tempo) fertilizou. Akka é responsável pela fertilidade, força e sexualidade femininas. Encarregada da procriação de pessoas e animais, além do crescimento das plantas.

Na mitologia Sámi, a primeira Akka foi Madder Akka. Deusa que incorpora o arquétipo materno, junto com seu companheiro, Madder Atcha, formou o casal divino que criou a humanidade. Madder Atcha foi responsável pela alma, enquanto Madder Akka pelo corpo.

Suas três filhas também estavam envolvidas com a procriação. Sarakka apoiando mulheres durante o parto. Ao nascimento de uma criança do sexo masculino, Juksakka era quem lhe havia assegurado a mudança de sexo, originalmente feminino. Uksakka, quem vivia no subsolo, cuidava dos interesses dos recém-nascidos.

Acreditava-se que, juntos, todos eles ajudavam a inspiração para os nomes dos bebês!

FONTES:
The Gods of Finland and Lapland: http://www.godchecker.com/pant heon/finnish-mythology
Smart, Dr. Anthony, “Madderakka (1999)”: Encyclopedia Mythica

Nenhum comentário:

Postar um comentário