quarta-feira, 16 de junho de 2010

Rede de Significações


A Professora Katia de Souza Amorim, do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade de São Paulo, ministrou hoje a palestra The Network of Meanings Perspective: using a complex paradigm to apprehend the child and investigate his/her situated developmental processes”, na Universidade de Tampere (Tampereen Yliopisto), Finlândia.

Em seu estudo, “Perspectiva da Rede de Significações: usando um paradigma complexo para compreender a criança e investigar seus processos de desenvolvimento”, a professora Katia trabalha na área da psicologia  do desenvolvimento e cultural, focando, primeiramente, a incorporação dos aspectos sócio-econômicos e culturais na delimitação do desenvolvimento humano. Os estudos são realizados, principalmente, por meio da análise de vídeos de bebês e crianças pequenas com ou sem necessidades especiais, produzidos em creches e centros de cuidados infantis. Neste trabalho, a partir da observação da linguagem de comunicação dos bebês (sobretudo a expressão corporal), procura entender os processos de significação.

A professora apresentou o Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil (CINDEDI), grupo multidisciplinar do qual faz parte, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) que realiza pesquisas com o objetivo de formular novos conhecimentos e recursos humanos na área de desenvolvimento da criança e educação infantil.

O CINDEDI, que existe desde 1991, é referência na área do desenvolvimento infantil. Atualmente o grupo, que conta com cerca de 50 profissionais das áreas de psicologia, educação, medicina, serviço social, terapia ocupacional e filosofia, elabora materiais didático-científicos para serem utilizados em programas de formação de recursos humanos em instituições de educação infantil, além de prestar assessoria a programas do Ministério da Educação, por meio da definição de diretrizes curriculares e de avaliação da qualidade destas instituições.

Jutamente com o CINDEDI e com a Professora Clotilde Rossetti-Ferreira, os estudos da professora Kátia fazem parte de um conjunto de investigações que vêm contribuindo com a elaboração da perspectiva teórico-metodológica da Rede de Significações para o estudo e a compreensão dos complexos processos de desenvolvimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário