quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alívio natural da dor do parto


Uma das maiores preocupações das mulheres associadas ao parto é em relação à dor. Para entender melhor esta temida sensação, é necessária uma revisão da fisiologia do nascimento. Realmente, a passagem de um bebê pela pélvis de uma mulher não poderia estar isenta de desconforto! De acordo com antropólogos, a origem da dor no parto e a dificuldade de parir estão associadas ao caminhar bípede, exclusivo do ser humano.

A dor é geralmente interpretada como um sinal de desequilíbrio orgânico, um alerta de que há algo errado. Porém, a dor intrínseca ao processo de dar à luz não é uma dor comum, é uma dor fisiológica, natural, produto de contrações uterinas intensas e do remanejamento de ossos e ligamentos para que seja possível a passagem do bebê pelo canal de nascimento.

Além da dor física, não se pode deixar de pensar sobre a dor psicológica envolvida. Durante o parto, a mulher estará exposta a uma variedade de sensações, a maioria das quais, nunca vivenciada antes. O ambiente hospitalar também pode gerar efeitos nocivos neste sentido. Assim, emoções como medo, ansiedade e tensão podem gerar uma percepção exacerbada da dor.

Em nossa cultura a dor é vista como algo negativo e deve ser eliminada sempre que possível. De fato, os avanços da medicina moderna permitiram o desenvolvimento de drogas cada vez mais sofisticadas que acabam com a dor. Entretanto, a mesma anestesia que suprime a dor, possui o potencial de causar problemas para mãe e bebê, como desaceleração e até o interrompimento do trabalho de parto. Ao mesmo tempo, uma intervenção leva a outra (efeito em cascata) e o parto pode acabar tendo que ser induzido artificialmente.

A maioria das mulheres é perfeitamente capaz de parir com pouco ou nenhum método de alívio da dor, já que o corpo produz endorfinas e outros hormônios como a ocitocina (substância que gera sentimento de vinculação instantânea entre mãe e filho) para manejar esta dor intensa, mas suportável, que passa imediatamente após o nascimento, dando lugar a sensações de êxtase e realização.

Métodos naturais de alívio da dor

Alguns dos recursos drug-free que podem ser utilizados neste contexto são universais e podem ser empregados por qualquer pessoa, enquanto outros, como as terapias naturais complementares, devem ser aplicados por um terapeuta experiente.

Posicionamento e Mobilidade
Movimentar-se livremente durante o trabalho de parto é, geralmente, uma maneira efetiva de redução da dor. Ficar de pé e caminhar beneficiam a mobilidade dos ossos da bacia e permite que a gravidade ajude o bebê a encaixar-se, podendo encurtar o tempo do trabalho de parto e facilitar o manejo da dor. Algumas posições servem para corrigir apresentações inadequadas do bebê, aumentar o fluxo de sangue do útero ou promover maior conforto. A melhor opção é seguir os instintos durante o trabalho de parto, percebendo e respeitando as necessidades de seu corpo.

Respiração e relaxamento
Existem técnicas que ajudam a aumentar a oxigenação durante as contrações e o relaxamento nos intervalos, mantendo-a focada em seu corpo. Pratique uma respiração calma e profunda durante os intervalos. Durante as contrações, a respiração acelera-se, iniciando lenta e aumentando o ritmo progressivamente. Entretanto, não existem regras fixas, o importante é manter a calma e concentração.

Água
A água quente é um dos recursos mais importantes. Um banho quente (não ultrapassando 38°C) de chuveiro com uma ducha sobre as costas, especialmente quando dirigida a região lombar, diminui as dores das contrações e relaxa músculos e tensões. Uma bolsa de água quente exerce efeitos similares. Já a imersão em banheira, deve ser realizada, idealmente, depois de completados 5 ou 6 cm de dilatação para que não desacelere o processo de dilatação do colo do útero.

Meditação, Visualização, Hipnoterapia
A meditação a ajudará manter-se centrada, consciente e alerta durante todo o parto, reduzindo a ansiedade (aproveite para exercitar as técnicas de respiração). Visualizações criativas não devem ser desprezadas e contribuirão no lidar com cada contração, mantendo o foco longe da dor. Você poderá imaginar seu colo se abrindo, o bebê saindo, e tudo que traga esta mesma simbologia. Outra modalidade que vem ganhando adeptos por todo o mundo é a Hipnoterapia, que poderá ser praticada a partir da 34ª semana de gestação, trabalhando o poder do subconsciente e da auto-sugestão.

Ambiente
Silêncio, privacidade e discrição são características fundamentais para a criação de uma atmosfera positiva para o trabalho de parto. Para complementar use velas (iluminação a ‘meia luz’ influi bastante), aromas, cores e músicas que ajudem a criar um ambiente agradável, livre de perturbações.

Terapias Naturais Complementares

Massagem
A massagem pode ser grande aliada neste momento. É interessante que seu parceiro pratique algumas técnicas antes do parto. O amassamento na região lombar pode ser útil se estiver tendo dores nas costas. Aplicadas nas mãos e pés, ombros e pescoço, são melhores entre contrações e ajudam a relaxar. Esta técnica pode ajudar o seu companheiro a sentir-se envolvido e colaborando de alguma forma.

Aromaterapia
Óleos essenciais também são ótimos aliados durante o parto. Estudos científicos demonstraram alívio de dores e redução de intervenções médicas quando utilizados adequadamente. Jasmim, Sálvia, Rosa, Lavanda e Camomila são Alguns dos óleos que podem ser utilizados. Embora sejam eficazes durante o trabalho de parto, estes óleos devem ser evitados durante a gestação, por isso, não deixe de consultar um especialista antes de utilizá-los!

Acupuntura
Principal técnica da Medicina Tradicional Chinesa, é capaz de colaborar com vários aspectos do parto: acalmar medos, posicionar melhor o bebê, eliminar dores e estimular contrações. As técnicas Moxabustão e Auriculoterapia também oferecem ótimos resultados.

Fitoterapia
Alguns chás podem contribuir com o trabalho de parto, incluindo os de folha de framboesa (promove contrações regulares), camomila e erva-cidreira (para induzir relaxamento), assim como os de Artemísia, Canela e Gengibre.

Homeopatia
Remédios homeopáticos fortalecem a habilidade natural de equilíbrio do corpo humano, funcionando no nível sutil de energia, sem qualquer contra-indicação. Procure um homeopata para indicações de tratamento antes, durante e após o nascimento de seu bebê. Durante o trabalho de parto podem ser recomendados: Arnica, Caulophyllum, Nux vomica ou Hypericum.

Florais de Bach
Remédios Florais também influenciam o conforto emocional no momento tão esperado. Coloque 2 gotas em um copo com água e beba aos poucos nos intervalos das contrações. Use Rescue Remedy para medo e pânico, Olive para exaustão ou Cherry Plum quando sentir que não suporta mais.

Outras alternativas

Estimulação Elétrica Transcutânea - TENS Machine
Trata-se de um pequeno aparelho que ajuda a reduzir as dores das contrações por meio de estimulação nervosa. Esta máquina envia impulsos elétricos através de eletrodos colocados na superfície da pele, próximo aos locais de dor,  bloqueando-a parcialmente e estimulando a produção de endorfinas (analgésicos naturais). As vantagens são que se pode utilizá-la tanto em casa quanto no hospital e não apresentarem efeitos adversos. Você pode alugá-las se não quiser investir tanto.

Gás e Ar
A técnica Entonox, também conhecida como Gás e Ar, consiste na inalação de um gás composto de 50% de Oxigênio e 50% de Óxido Nitroso que promete aliviar as dores das contrações, com efeitos variáveis de pessoa para pessoa. A respiração é realizada com o auxílio de uma máscara e suas vantagens são a fácil utilização, aumento da oxigenação e a não permancência dos compostos nos sistemas respiratório e circulatório. Os efeitos adversos comumente observados são tontura e sonolência, além de boca seca. 

Contudo, é prudente que se tente utilizar os variados recursos naturais disponíveis para o alívio da dor antes de recorrer às drogas sintéticas. Entretanto, não se preocupe se sentir que não é capaz de lidar com a dor, você terá tantos outros métodos ortodoxos de analgesia e anestesia, bastará solicitar à equipe médica. A escolha deve ser sempre sua! Por isso, pesquise, informe-se e reflita bastante sobre suas preferências!

4 comentários:

  1. Nossa, muito legal Ra! Acho que vou ate imprimir esse texto. Proque so de pensar no parto eu ja fico com medo. A boa noticia eh que endorfina nao vai faltar! :)

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do texto, Rê! Espero postar bastante informações interessantes para você nos próximos meses! :)

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeii!!! Vou imprimir e colocar no mural da maternidade em que trabalho, sou enfermeira obstetra e gostei muito de ler tudo isso!! Tenho certeza de que irá melhorar ainda mais nosso trabalho!! Um abraço!!

    ResponderExcluir