domingo, 23 de maio de 2010

Duchas e Jatos


Spas, Balneários e Centros de Hidroterapia aproveitam os benefícios do efeito mecânico da água por meio de sofisticadas técnicas crenoterápicas com pressão: duchas e jatos. A água é direcionada à várias áreas do corpo com temperatura e pressão variadas (de 1 à 12 atm) de acordo com o propósito terapêutico. Quanto mais potente o jato e mais estreitos os orifícios por onde sai a água, maior o estímulo para a pele, circulação e órgãos internos.

Jato escocês (Scotch Hose ou Jet Blitz) 
Durante a sessão de jato escocês o terapêuta fica a uma distância de 4 metros de quem recebe a técnica, direcionando um jato de água quente, fria ou alternada em alta pressão ao corpo. Este tipo de jato estimula as circulações sanguínea e linfática e também os órgãos internos.  É uma técnica popular para emagrecimento, tratamentos anti-celulite e anti-estresse. Utilizada ainda para enxaguar as lamas e argilas quando empregadas. Aplicações de água fria são indicadas, sobretudo, para pós treinos e exercícios físicos, durante intervalos de competições esportivas e provas de resistência. Já as aplicações com água quente são úteis para estimular o metabolismo e melhorar as funções imunológicas. São praticadas, com êxito, em tratamentos de artrites, lombalgia crônica, menstruações irregulares, tensões musculares e problemas leves de circulação sanguínea. É contra-indicada para pessoas com problemas cardíacos, pressão alta, inflamações e veias varicosas.

Ducha Vicky
Quem recebe a técnica deita de bruços em uma maca enquanto a água sai de cinco ou mais chuveiros direcionados ao corpo. A temperatura da água é constantemente morna ou pode alternar-se com água fria. Uma suave pressão de água caindo em todo o corpo é extremamente relaxante e sedativo enquanto pressões maiores estimulam e tonificam. Como complemento o corpo pode ser escovado com uma escova de cerdas macias para aumentar a circulação periférica. Inicialmente criada para pacientes paraplégicos, é utilizada para tratar fadiga, congestão linfática e hipertensão leve. Contra-indicada em casos de edemas linfáticos, lesões abertas na pele, instabilidade vascular e gravidez.

 


Ducha Suíça
A ducha suíça tem nove ou mais válvulas de jatos que jorram água acima da cabeça e nas laterais do corpo. Podem ser realizadas antes ou depois de esfregar e esfoliar o corpo, envoltórios ou massagens. É indicada para insônia, estresse e tensão. Útil no tratamentos de dores crônicas de coluna. Não deve ser utilizada por aqueles que apresentam quadros de tromboses, problemas cardio-vasculares e desordens venosas.

Ducha de Afusão
Consite em uma ducha em posição horizontal e decúbito prono (barriga para baixo) como na Ducha Vicky combinada à ação do toque terapêutico. Durante a sessão as duchas são direcionadas com pressão suave enquanto o terapeuta executa movimentos de effleurage (deslizamentos) geralmente utilizando óleos essenciais.

Classificação das duchas conforme forma de emissão da água:
Ducha de Chuva
Os orifícios por onde sai a água devem ter 1 milímetro de diâmetro, o que faz com que a pressão de saída da água produza sensação parecida com a de um chuvisco. É aplicada por 5 minutos com temperatura morna ou quente.

Ducha Filiforme
Os orifícios da ducha devem ser de 0,5mm de diâmetro, o que aumenta a pressão de saída da água. A duração recomendada é de 4 a 5 minutos de aplicação da água à zona que se pretende tratar. A temperatura da água deve ser quente.

Ducha Circular
Neste caso se recebe água por várias duchas ao mesmo tempo. Se regula a pressão e temperatura proporcionando uma massagem superficial dos pés à cabeça. Este tipo de ducha esta especialmente indicado para má circulação e também como auxiliar em tratamentos de emagrecimento.

A pronta disponibilidade da água possibilita que nos beneficiemos de suas propriedades mesmo estando em casa. Estas valiosas ferramentas de hidroterapia nos ajudam a cuidar de nossos corpos de maneira prazerosa. Pode ser tomando uma ducha fria estimulante de manhã ou um banho quente relaxante após um dia de trabalho, você escolhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário