sexta-feira, 14 de maio de 2010

Prevenção da Obesidade Infantil


A obesidade infantil vem aumentando de forma significativa e determina inúmeros desequilíbrios, não só na infância, mas também na vida adulta. É reconhecida, ainda, como um dos maiores problemas de saúde das sociedades modernas civilizadas.

A obesidade é uma enfermidade crônica, caracterizada pelo acúmulo excessivo de energia em forma de gordura, resultante de uma ingestão energética/calórica acima da gasta pelo organismo, em uma dimensão tal que compromete a saúde. Caracteriza-se ainda por um desequilíbrio complexo e multifatorial, que compreende fatores fisiológicos: genéticos, endócrinos e metabólicos, fatores ambientais: culturais, sociais e familiares, além de fatores psicológicos, comportamentais.

Existe uma clara tendência entre os membros de uma mesma família apresentarem condições de massa corporal semelhantes, o que, sem dúvida, sugere uma ligação genética de predisposição a obesidade. Todavia, este não é o fator determinante, destacando-se os fatores externos, principalmente no que se refere ao estilo de vida (que incluem hábitos alimentares, pratica de atividades físicas, auto-cuidado, etc) compratilhados pela família, como decisivos. Contata-se a forte influência do entorno familiar no desenvolvimento da obesidade infantil.

O impacto psicológico que a obesidade tem em crianças e adolescentes também é muito significativo, pois pode ser determinante no aparecimento de perturbações que afetem esses indivíduos por toda a vida, dessa forma, deve ser seriamente considerado.

A persistência desta condição de saúde até a idade adulta aumenta significativamente os riscos de diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, entre outras.

Portanto, o tratamento da obesidade antes da idade adulta é de extrema importância, pois os hábitos e estilo de vida da criança estão sendo construídos, dessa forma, são mais fáceis de transformar. Por isto, ressalta-se a relevância da adoção de medidas preventivas, simples, sem potenciais efeitos adversos e de baixo custo.

Neste contexto, a Naturologia, que se trata do uso de diversas técnicas que utilizam os recursos naturais na manutenção e promoção da saúde, além de possuir um forte caráter educativo e de conscientização, poderia ser amplamente empregada, complementando tratamentos convencionais, participando de equipes profissionais envolvidas em uma abordagem integral de cuidado.

Algumas terapias que poderiam oferecer benefícios em um programa de prevenção da obesidade infantil:

Sistemas Florais
Reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde, os Sistemas Florais, que consistem em extratos líquidos sutis de flores silvestres, altamente diluídos, poderiam atuar no aspecto emocional que a obesidade envolve.

Hidroterapia
Terapia que se destaca como potencial para o tratamento e acompanhamento da obesidade. A Hidroterapia se se vale do valor terapêutico da água para o reequilíbrio de inúmeros transtornos e confere à terapia aquática tanto suporte psicológico para o desenvolvimento saudável da criança, quanto aumento de sua consciência corporal, por ação das propriedades da água.

Arte Terapia
Ainda com a contribuição de terapias relacionadas à Naturologia, o entendimento da arte como expressões do inconsciente, poderia compreender um instrumento de diagnose e tratamento, visto que crianças, por não possuírem a mesma capacidade verbal e cognitiva de um adulto, poderiam expressar de forma subjetiva suas emoções e impressões com maior facilidade através de meios lúdicos como o desenho, liberando tensões e traumas contidos.

Ações Educativas
Além da abordagem terapêutica acima descrita, um programa efetivo de prevenção deve contar com ações educativas apoiadas na divulgação de informações e orientações que envolvam a criança e sua família por meio de uma abordagem que combine educação em saúde e apoio integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário